História


O Serrano Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Fundado em 1 de outubro de 1983, é da mesma cidade de Virgulino Ferreira da Silva, o célebre cangaceiro Lampião, e por isso possui um torcida organizada em homenagem a esse fato os Lampiões da Fiel. Inicialmente, era um clube amador, e notabilizou-se em 2005, quando tornou-se o único time a derrotar o Sport, campeão estadual naquele ano, nas duas partidas.
Manda seus jogos no Estádio Nildo Pereira de Menezes, o "Pereirão", com capacidade para receber 5.000 torcedores. Possui como cores oficiais o preto e o amarelo. e seu mascote é um jumento.

 Inicialmente em 1982 como INTERNACIONAL ESPORTE CLUBE, porém, em 1° de outubro de 1983 foi alterado para SERRANO FUTEBOL CLUBE – que significa: Legítimo representante de Serra ou Povo que habita em Serra.

Primeiramente como Internacional Esporte Clube, foi fundado por funcionários do Servilar Supermercados Ltda, hoje, Pajeú Nordeste. A maioria de seus atletas trabalhavam durante o dia, e 03 vezes por semana as 04:30 horas da manhã, treinavam no Centro Esportivo Luiza Kerlhe.
Em 1983 nascia, então, o SERRANO no qual disputou todos os campeonatos de futebol de campo amador, promovido pela Liga Desportiva Serratalhadense, organizados pelo então Presidente na época Arcelino José.
Em 1986 o seu fundador, Rômulo Leão, idealizou profissioná-lo pela primeira vez após o fim do Comercial Esporte Clube, com apóio do professor Gerson Silva e mais alguns amigos. Montou uma das melhores equipes já vista em Serra Talhada. Disputou algumas partidas amistosas em preparativos, com o ESTUDANTES de Timbaúba e o CSA de Alagoas. Mais por falta de apóio não foi viabilizado o sonho. Continuou a disputar os campeonatos amadores locais e regionais.
Em 1995 Rômulo teve a grata felicidade de ser chamado a Federação Pernambucana de Futebol pelo então, na época, o Dr Carlos Alberto Oliveira (in memorian), para que Serra Talhada voltasse a ter um clube profissional e, ai não pensou duas vezes colocou o SERRANO e Serra Talhada de volta as competições realizadas pela FPF. Primeiro com a Copa Pernambuco e depois no Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão em 1997 juntamente com outros dirigentes no comando, como: Altemar Bezerra(tema), Carlos Antonio, Wilians(dinho delegado), em seguida Zé Raimundo, Faeca, Pio, Gilvan Costa, Dr Jaldecir, entre outros.
Em 2010, após disputar vários anos a Série A1 do futebol pernambucano, cai para a Série A2 e fica 2011 e 2012 fora de competições. Em 2013 volta novamente sobre o comando de Rômulo Leão o qual manteve organizado administrativamente, toda a situação regular do SERRANO junto a FPF e CBF, passando o comando neste momento para outros atores (sócios e conselheiros) do clube, para disputar a Série A2 2013 com um objetivo focado, a volta a Série A1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário